quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Aniversário da estação de Canoinhas

     Canoinhas vestiu terno e gravata, passou Gomex nos cabelos para inaugurar a sua estação ferroviária e o ramal que ligou a cidade à florescente vila de Marcílio Dias. Era 03 de agosto de 1930, uma terça-feira. As autoridades locais ansiosamente esperavam que aparecesse o ministro de Viação e Obras Públicas, Victor Konder, que outrora se fantasiou de promotor público e abalou da cidade dois dias depois de assumir as funções. Achou Canoinhas uma nhaca e nem esquentou o banco! Konder, galgado à ministro pela afamada oligarquia catarinense, desdenhou o convite para a inauguração e em seu lugar enviou o poeta Hermes Fontes representou a República. Nem a possibilidade de ver a praça e o busto erguidos em seu nome comoveu Konder. 
    À noite, no Clube Canoinhense, a aristocracia local comeu e bebeu ouvindo discursos e alguns poemas declamados por Fontes. Todos brindaram ao progresso ferroviário afinal reinante na cidade de Canoinhas, então nominada Ouro Verde graças à erva-mate. Dois anos foram gastos na construção do ramal ferroviário, consumindo polpudo dinheiro em indenizações fundiárias. O prefeito Oswaldo de Oliveira era um homem feliz! Decerto pensava ter feito uma obra para ser perpetuada pela História. Porém, não imaginava que cerca de três meses depois seu governo fosse jogado pela janela de um vagão de segunda classe, quando em outubro do mesmo ano a Revolução de Getúlio Vargas desembarcou na estação de Marcílio Dias!
  Escrito por Fernando Tokarski





3 de agosto de 1930






 
Antigo viaduto por onde passava a maria-fumaça. Já foi demolido.
Acervo de Fernando Tokarski.
Jornal Correio do Norte 5 de novembro de 1966.
Leiam a crônica no blog de Marcílio Dias: O Nosso "Caxias". É só clicar em:
 
http://marciliodiasdistrito.blogspot.com.br/2017/08/o-nosso-caxias.html

 

5 comentários:

  1. Eu tive o privilégio de passear na maria fumaça. Ja fui tb de Canoinhas a Porto União uma vez com meu avo, na Maria Fumaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário! Veio enriquecer nosso blog com informações. Abraços!

      Excluir
  2. eu tive tambem o privilegio de pegar caronas ao meio dia com a Maria fumaça que saia de Canoinhas e voltava de marcilio no trnsporte de madeiras na e´poda anos 66 , tinha a fabrica do Tiberê aqui, a estação de passageiros com telegrafo , ja viajei dias de Trem Maria fumaça ate o Parana e retornava em passeios e visitas ...foi a melhor epoca da minha vida , meu Pai Eduardo kwitschal trabalhava no Posto Shell Mallom e nos Domingos ele jogava futebol no Estadio velho ele era goleiro do Botafogo de Canoinhas que disputou varios Campeonatos a nivel estadual .. Epoca de Ouro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar a publicação! É sempre bom saber que estas publicações traz boas lembranças! Abraços!

      Excluir
  3. Conheci tudo isso eu era garoto quantas lembranças, que tempo bom, essa fotos é realmente uma viagem ao passado. Saudades.

    ResponderExcluir